Os últimos dias têm sido complicados. Uma urgência médica inesperada (nada de muito grave e entretanto já ultrapassada) alterou-me os planos e forçou-me a estar longe da cozinha. Quando a vida se complica e o tempo e paciência para pensar nas refeições escasseia, a alimentação segue rumos menos próprios. Mas chega a altura em que a necessidade de uma refeição reconfortante, que alimente o corpo e a alma, se sobrepõe.
Lembrei-me de fazer um minestrone, que me estava na ideia desde que fiz esta seleção para marmitas, e era mesmo o que precisava. É o típico prato de conforto que nos aquece num dia frio, nos alimenta sem ser muito pesado, e é versátil o suficiente para se poder usar o que se tem em casa na gaveta dos legumes ou adaptar ao gosto de cada um. Vai passar a ser certamente um prato a repetir muitas vezes cá em casa!
Para uma versão mais gulosa e mais fiel ao minestrone italiano, pode ser servir com queijo ralado por cima. Fica delicioso! – eu não devo comer laticínios, mas não resisti a provar só um bocadinho ;-)
- 1 cebola, picada
- 2 dentes de alho
- 1 alho francês, apenas a parte branca, cortado às rodelas
- 1 cenoura, cortada em pedaços pequenos
- 200g de feijão verde, cortado em pedaços pequenos
- 1 colher de chá de orégãos secos
- 1 colher de chá de manjericão seco
- 1 caldo de galinha
- 1 lata pequena de tomate em pedaços
- 4 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 lata pequena de feijão manteiga
- ½ copo de edamame (feijão de soja que se encontra na secção de congelados)
- ½ copo de massa cotovelinhos
- Azeite q.b.
- Sal q.b.
- Queijo parmesão ou cheddar ralados (opcional)
- Num tacho coloque um fio de azeite e adicione a cebola picada, deixando-a cozinhar até ficar translúcida (cerca de 4 minutos).
- Acrescente os dentes de alho, esmagados e de seguida adicione as rodelas de alho francês e a cenoura. Deixe cozinhar durante cerca de 5 minutos, até que os legumes comecem a amolecer.
- Adicione o feijão verde e aromatize com os oregãos e mangericão secos, mexa os legumes e deixe cozinhar mais uns minutos.
- Adicione agora o tomate em pedaços, a polpa de tomate, o caldo de galinha e água suficiente para cobrir os legumes (cerca de 2 dedos acima dos legumes).
- Deixe levantar fervura e deixe ferver em lume brando durante cerca de 10 minutos. Adicione o feijão manteiga (escorrido e passado por água), o edamame e os cotovelinhos.
- Cozinhe até massa estar cozida, cerca de 10 minutos.
